segunda-feira, 27 de abril de 2009

Praça Pop

A feira de antiguidades da Benedito Calixto deixou de ser um reduto de colecionadores e se numa festa semanal.



A Praça Benedito Calixto fica em Pinheiros, entre as ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde. Desde 1987, a Feira da Praça, que acontece todos os sábados das nove horas da manhã às sete horas da noite, atrai centenas de pessoas interessadas por antiguidades, arte e artesanatos.
Mesmo em uma tarde de sábado com o céu cinzento e temperaturas que exigem um casaco daqueles ao ar livre, é difícil se movimentar entre as barraquinhas que acomodam os 320 expositores da Benedito Calixto.
O visitante da praça precisa dividir o espaço apertado com os vendedores e seus produtos e com outros visitantes, que além de humanos, também incluem animais como cães e pombas.
Não há um perfil para quem vai à Benedito Calixto. Eles são crianças, idosos, fazem parte de famílias, de casais, estão ali sozinhos ou com amigos, se vestem de maneira tradicional ou na moda. Vários tipos de sotaque e até de línguas estrangeiras podem ser escutados entre um passo e outro, já que a feira atrai não apenas paulistanos, mas também turistas. Essa variedade de tipos que gasta seus sábados na praça se reflete na diversidade de produtos à disposição. Existem compras disponíveis para todos os gostos.
Os toldos coloridos das barracas protegem do sol e da chuva todo tipo de mercadoria. Dentre os expositores que vendem antiguidades, podemos encontrar móveis, enfeites, pratarias, telefones, rádios, brinquedos, roupas, óculos, revistas, livros e vinis. Dentre os expositores que vendem artesanato, é comum encontrarmos telas, esculturas, bolsas de tecido e bijuterias.
Mariana Souza tem 20 anos e cursa arquitetura. A jovem de cabelos escuros e jaqueta preta vai à Benedito Calixto ao menos uma vez por mês. Naquele dia em especial, estava interessada pelos óculos escuros. É possível comprar pares de marcas como Ray Ban e Channel por até duzentos reais. Usados, é claro. A estudante se interessou por um par marrom e empoeirado da marca Ray Ban.
“É só dar uma ‘limpadinha’ e fica como novo, além de estar super na moda!” declarou ela.
Apesar das barracas de antiguidade e artesanato fazerem muito sucesso, as que mais atraem o público são as de comida. Pode-se encontrar bacalhau grelhado, caudinho de feijão, pastéis de diversos sabores, inclusive de soja, e uma gama de doces tradicionais como brigadeiro, cocada e o de abóbora.
A praça de alimentação também é a preferida dos visitantes de quatro patas ou de asas. As pombas esperam que alguma migalha do almoço de um visitante humano sobre para elas. Os cães,têm essa mesma esperança, mas também cochilam, latem uns para os outros ou simplesmente passeiam ao lado de seus donos.
O som de negociações e o burburinho de conversas são interrompidos por um senhor magro vestido com elegância, trajava até chapéu e colete. Apesar da roupa tradicional, o senhor grita coisas sem sentido em italiano e causa um sorriso que mistura estranhamento e simpatia nas pessoas.
Outro senhor também chama a atenção. Ele anda pela praça com uma gaiola e um pássaro que sorteia um papelzinho com a sorte daqueles que pagarem um real ao seu dono.
“Eu gosto de vir aqui, mesmo quando não tem nada para comprar. Todo mundo é bem recebido, tem muita cor, comida gostosa. É uma atmosfera excelente!” Diz a aposentada Renata Figueiredo enquanto alimenta a neta de dois anos com pedaços de pastel de queijo. A aposentada é frequentadora da praça desde antes da inauguração da feira, quando ela costumava levar os filhos para brincarem ali. Seus filhos cresceram, assim como a fama da Benedito Calixto. “ Nós estamos aqui todos os sábados. Todo mundo leva uma vida corrida, mas não deixa de passar um tempo com a família aqui na Benedito.” Completa ela.
O engenheiro Fernando Rezende de 57 anos, no entanto reclama do trânsito que os visitantes da praça causam na região. "O trânsito fica todo parado, a gente precisa de caminhos alternativos para sair do próprio bairro." Diz Rezende que mora no nas imediações há 35 anos. "A fama e o movimento da praça cresceram muito, mas a infraestrutura continua a mesma" Reclama ele.
Assim é a Praça Benedito Calixto, mesmo desagradando alguns, não é apenas um centro comercial ou expositivo, mas um ponto de encontro de famílias e amigos. Uma verdadeira festa.




Créditos da Foto.

4 comentários:

  1. dizem que é melhor que a feirinha do center 3 né.. mas nunca fui o_o... tbm nao tenho dinheiro pra comprar RISOS

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não encontrei um par de óculos igual ao do Woody Allen... =/

    ResponderExcluir
  3. ahh, danadinha, usando trabalho do Fuser no blog! ehaueh
    vou ver se levo a Mafalda para passear lá qualquer dia, ela é ligada em moda também :)

    ResponderExcluir
  4. postei como sugestão de passeio na sexta passada...
    Trabalhava ali na região...essa feira é ótima mesmo!

    NicoleD.

    http://www.moosesp.wordpress.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails