sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Juventude à flor da pele (?)

Ontem, dia 22, foi a estréia da terceira temporada da série Skins, que está no ar desde 2007. Aqui no Brasil, aquele moço chapado contratado para traduzir nomes estrangeiros resolveu chamá-la de Juventude à Flor da Pele.
A HBOplus exibe atualmente a segunda temporada do programa, mas sem horário fixo. Ou seja, quando dá na telha deles, o que é uma pena.

Na teoria, Skins é uma espécie de Malhação inglesa: uma mistura de drama e comédia (sim, isso é possível) que trata da vida de adolescentes. Contudo, as semelhanças entre os dois programas ficam apenas na teoria, já que a produção inglesa faz a brasileira parecer uma canção de ninar, não apenas pelo teor dos temas tratados (e literalmente mostrados), mas também pela densidade de seus roteiros e personagens.
Os roteiristas da série tem uma média de idade de vinte anos e não se preocupam em ser politicamente corretos. Ou seja, você nunca verá um personagem pedir “uma rodada de suco para a galera”.

Após duas temporadas emocionantes (tentativa de suicídio, gravidez precoce, transtorno alimentar, desestruturação familiar, consumo de todo tipo de droga, atropelamento, relacionamento amoroso com professora, morte, homossexualismo, constante troca de casais e muitas, muitas festas) e muito bem sucedidas, a emissora E4, responsável pela série, tomou uma medida drástica: dispensou todos os seus protagonistas.
Apenas personagens secundários (ou até terciários [?]) permaneceram. A nova protagonista, Effy, por exemplo, teve apenas uma fala na primeira temporada. Seu papel cresceu na segunda, já como uma espécie de preparação para a ligação que ela faria entre os novos e os antigos personagens no futuro.
Apesar de não ter mais nomes relativamente conhecidos em seu elenco como no início (Nicholas Hoult, o menininho de Um Grande Garoto, e Dev Patel, o protagonista do filme queridinho do Globo de Ouro e do Oscar, Slumdog Millionaire), o primeiro episódio da nova fase da série não decepcionou e contou com “adultos” tão idiotizados que justificariam o comportamento “à flor da pele” dos jovens.


Apesar da aparente superficialidade e inversão de valores da série, ao longo do tempo, explicações e justificativas acabam se mostrando. Todos têm neuras, vícios, defeitos e qualidades, assim como os seus amigos de carne e osso. Talvez seja esse o encanto de Skins. Seus personagens são tão humanos que nos lembram de nós mesmos e de nossos amigos.

É claro que você e seus amigos de carne e osso não freqüentam tantas festas sensacionais, nem usam roupas tão legais (futuramente, farei um post sobre a moda de Skins *-*), nem têm aquele sotaque britânico que dá vontade de beber (?).

Assista aqui uma espécie de trailer da terceira temporada de Skins.

ps: O jeito mais fácil de assistir Skins é baixando pela internet e se convencendo de que você não sabe inglês ao escutar o sotaque de Bristol.

9 comentários:

  1. eu lembro que quando lançou skins o lucio ribeiro fez um post muito semelhante ridicularizando malhação em comparação com skins. ótimo, vocês dois são mitos. HAUAHUA.

    ResponderExcluir
  2. NICHOLAS E MITCH
    serão meus
    será um relacionamento poligâmico, onde eu serei a única mulher, obviamente... Eles serão os meus dois assumidos, e nas horas vagas eu terei um caso extraconjugal com o Rob

    beijosmeliga

    ResponderExcluir
  3. eu odeios as traduções...será que eles não podiam deixar em inglês mesmo...ou será que ninguem iria assitir tal seriado por causa do nome em inglês. e Lost? e Heroes?

    ResponderExcluir
  4. Só faltou ter um Gigabyte pra tomarem suco de morango com clorofila.

    ResponderExcluir
  5. "tentativa de suicídio, gravidez precoce, transtorno alimentar, desestruturação familiar, consumo de todo tipo de droga, atropelamento, relacionamento amoroso com professora, morte, homossexualismo, constante troca de casais e muitas, muitas festas" Isso soa um tanto quanto Marissa Cooper.... tirando o relacionamento com professor, que pode ser substituido por jardineiro.
    Eu amava ela. Ok, tô nostálgica.

    Axei uma série pra baixar HOHO

    p.s: enquanto seu outro post falava do metrô londrino eu acabei falando do metrô de Liverpool. Será que é uma temdemsia?

    ResponderExcluir
  6. depende.
    Se isso for vc gostar do jaquetaesaia: NâO...
    caso contrário..sim...

    ResponderExcluir
  7. sentirei falta do chris pra sempre, mas essa nova season ta otima. cook ate me lembra o chris as vezes.

    espero ansiosamente pelo futuro post sobre a moda de skins 8D

    ResponderExcluir
  8. e você aprendeu inglês? eu quero entrar no intermediário pra ficar menos tempo e pagar menos tbm...

    ResponderExcluir
  9. sentirei falta do chris pra sempre, mas essa nova season ta otima. cook ate me lembra o chris as vezes. +1

    o Chris era meu favorito :(
    a nova temporada está otima, achei que ia perder a graça de skins por conta da troca de atores mas não, ela continua perfeita *-*

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails