segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

McMaio

Não, esse post não é sobre a nova promoção do McDonalds.

A banda inglesa McFly divulgou em seu MySpace uma turnê pela América Latina a partir do dia 20 de maio, mas sem datas e locais confirmados.
Segurem suas calcinhas, meninas. QUÊ?


Aproveitando a oportunidade, vou postar aqui a minha atividade complementar do quarto bimestre de Jornalismo Básico I, que fala sobre as minhas impressões da apresentação que a banda fez aqui no ano passado, um pouco sobre suas fãs e sua biografia.


RADIOATIVA
A atmosfera do Via Funchal do último dia 9 de outubro poderia ser considerada radioativa. Era a noite do terceiro show da banda britânica McFly no Brasil. O primeiro havia ocorrido em Curitiba dois dias antes e o segundo naquele mesmo lugar, na noite passada. Contudo, era essa apresentação a mais esperada. Seus ingressos haviam se esgotado meses atrás, em menos de dois dias.
A expectativa era grande. A maioria, garotas na faixa dos 15 anos, estava ali há mais de doze horas para garantir um bom lugar. Portanto, qualquer mínimo movimento no palco era seguido de gritos e suspense. Poderia ser algum deles, afinal...
As conversas giravam em torno de Harry, Dougie, Danny e Tom, ou então de Judd, Poynter, Jones e Fletcher, ou ainda do baterista, do baixista e dos dois vocalistas e guitarristas.
Elas não se referem a eles como ídolos, apesar dessa ser a posição ocupada por esses quatro jovens músicos (o mais velho da banda tem 23 anos) nessa espécie de cadeia alimentar do status. As fãs se referem a eles como seus amigos, seus namorados, suas almas gêmeas, por mais perturbador que isso possa parecer em alguns momentos. Cada uma tem o seu favorito e é comum se escutar: “Eu sou Poynter.”, ou então, “Eu sou Judd.”. Se referindo ao seu membro preferido.
As fãs são como uma enciclopédia ambulante. Sabem tudo, não apenas de seu amado, mas de todos os integrantes da banda. Sabem que ela foi formada em 2004 depois que o vocalista e guitarrista Tom Fletcher não passou num teste que selecionava membros para uma banda chamada Busted. O garoto não foi o escolhido, mas chamou a atenção dos produtores, que logo contataram Danny Jones, também vocalista e guitarrista, e enfurnaram os dois garotos num quarto de hotel para que eles escrevessem músicas. Enquanto isso, os produtores da Prestige Management corriam atrás de um baixista e um baterista que se encaixassem no perfil que procuravam. Dougie Poynter foi escolhido como baixista e as fãs sabem que ele ficou tão nervoso em seu teste que vomitou atrás do palco. Harry Judd seria o baterista e as fãs sabem que ele já tocava bateria para o Busted em algumas ocasiões. Sabem que os garotos bateram o recorde dos Beatles ao entrarem no Guiness Book como a banda mais jovem a ter um álbum no topo das paradas britânicas. Além de tudo, elas sabem que o nome da banda só é esse porque Fletcher é fã incondicional da trilogia De Volta Para O Futuro.
Sabem que quanto mais o relógio se aproxima das nove da noite, mais próximo está o que elas tanto esperam.
Como elas sabem disso?
Porque elas já foram informadas por amigas (ou por elas mesmas) que estiverem nos shows anteriores que os garotos fazem jus à sua nacionalidade e são pontuais.
Danny, Dougie, Harry e Tom não se atrasaram naquela quinta-feira, 9 de outubro e à nove horas da noite os gritos do Via Funchal ecoaram por parte da Vila Olímpia, enquanto os primeiros acordes de uma guitarra davam a dica da primeira música: One For The Radio, música do quarto álbum de músicas inéditas da banda, o Radio:Active. O primeiro que ela lançou a partir de seu próprio selo, a Super Records.




A presença de palco, o carisma e a qualidade da performance justificam o sentimento que todas aquelas garotas dividem. Os integrantes da banda tocam e cantam como se não houvesse amanhã. Além disso, pareciam de fato emocionados com a resposta do público, ficavam o tempo inteiro nas bordas do palco, o mais próximo possível das fãs, e conversavam com a platéia entre uma música e outra.
As fãs gritam, cantam e choram como se não houvesse amanhã. Além disso, elas também arremessavam presentes no palco e seguravam cartazes com mensagens que iam do mais inocente “I Love You” até algumas mais impublicáveis.

As canções que mais animaram foram Star Girl, Lies, Transylvania e Five Colous In Her Hair, tocada durante o bis final, enquanto os ingleses trajavam camisas da seleção brasileira dadas de presente por fãs.

Se a atmosfera estava radioativa antes da apresentação, depois, a impressão era de que uma bomba de radioatividade tinha de fato explodido no lugar. As fãs estavam no chão chorando. Ou então, estavam pulando e gritando. Algumas ainda pareciam em choque e não se mexiam ou falavam. Elas não acreditavam no que tinham acabado de presenciar. Era a realização de um sonho coletivo.

Fletchers, Joneses, Poynters e Judds voltaram para suas casas com sorrisos estampados nos rostos. Fletcher, Jones, Poynter e Judd voltaram para Inglaterra com sorrisos estampados nos rostos.
No fim, somos todos humanos.

7 comentários:

  1. Mas eles já vão voltar? Que saco, não têm mais o que fazer da vida não?? haeuaehauheuhuhea
    Brinks :B mione/
    :*

    ResponderExcluir
  2. não sei como achei teu blog, mas enfim, eu li o post e sou obrigada a comentar que adorei o que tu escreveu sobre o show :) não é a toa que tu estuda jornalismo né :B
    aquela coisa de ficar parada estática no fim do show aconteceu comigo (a parte de chorar também, mas abafa), e realmente, foi um sonho, muito bom *-* ta, me empolguei, desculpa :x

    ResponderExcluir
  3. Se me derem entrada de graça, eu vou. Cobertura e panz. HAHAHA 8D

    ResponderExcluir
  4. Eu pensei que fosse uma promoçao do McDonalds mesmo (quando li o titulo visto do meu blog)

    Sou mais BLINK 182. _o_
    Ok, McFly tem uma musica legal... "Walk in The Sun"

    p.s: comecei assistir Skins mas ainda não formei opinião

    ResponderExcluir
  5. Eu fui pq foi de graça o/
    Mas pude confirmar q os caras tocam mto!
    E, de fato, ees não tem mais pra onde ir? Jáa vão voltar?
    Carai... meninas, segurem seus kiwis OI?

    ResponderExcluir
  6. Eles são do Acre? Não conheço...
    Aliás, só sei que eles são de uma banda que faz meio mundo ceder o kiwi sem pensar duas vezes.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails