quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cultura Cheirosa



Museu Internacional da Perfumaria é reinaugurado na França

A 15 km de Cannes, na Riviera Francesa, está localizada a cidade de Grasse, famosa por sua indústria de perfumaria e o lugar ideal para se instalar um museu sobre perfumes. Em 1989, foi inaugurado o Museu Internacional da Perfumaria de Grasse e no último dia 18, foi reinaugurado.
Após 11,3 milhões de euros e dois anos de restaurações conduzidas pelo arquiteto francês Frédéric Jung, a mansão do século 18 que abriga o museu foi reaberta ao público com o dobro de seu tamanho inicial, unindo o antigo ao moderno. Dentre os 50 mil itens do acervo, 3 mil foram escolhidos para serem expostos pelos 3 mil metros quadrados de área expositiva.
O perfume, produto que hoje em dia é mais lembrado por estar ligado ao luxo, tem uma história e também um futuro que são abordados em Grasse.
Acompanhando a história do perfume, do sabonete, da maquiagem e de cosméticos em gerais e a evolução de suas técnicas ao longo dos séculos, a exposição foi organizada de maneira cronológica e interativa, passando por áreas como a botânica, a etnografia, a sociologia, as artes e, finalmente, a indústria do perfume.
Partindo do antigo Egito, o turista pode observar incensos cerimoniais, ungüentos da Mesopotâmia e perfumes da França Medieval. Passando pelo presente, pode assistir a uma das palestras oferecidas sobre a indústria de perfumaria atual e todas as suas ramificações. Olhando para o futuro, o museu de Grasse organizou uma área cujo olfato é voltado para a globalização e os novos mercados.
Além do eixo cronológico, os objetos em exposição também seguem outros três eixos temáticos: sedução, cura e comunicação, que já mostram a importância cultural do perfume. “Desde a Antiguidade, o perfume ocupa uma encruzilhada entre o uso cosmético, terapêutico, culinário e até sagrado”, diz Marie-Christine Grasse, curadora do museu.
A peça mais cobiçada pelos olhos dos visitantes, contudo, é uma nécessaire de 80 quilos que pertenceu à espalhafatosa rainha Maria Antonieta.
Outra parte importante das últimas reformas de expansão do museu mais cheiroso do mundo foi o espaço dedicado à arte contemporânea. O museu chamou artistas para que eles mobiliassem tanto o interior do prédio quanto o exterior. O principal objetivo ai é gerar discussões com uma visão artística do mundo do perfume, levando o visitante a um passeio não apenas olfativo, mas multisensorial.
Para quem estiver no sul da França, o Museu Internacional da Perfumaria fica aberto de quarta a segunda, das 11h às 18h. O ingresso custa 3 euros.

ps: Esse é mais um trabalho de faculdade. Eu deveria transformar uma notícia de jornal em uma de revista. Celsinho me deu 10 :D
Resolvi postá-la pra variar o tema (musical) do blog.

2 comentários:

  1. Q feio Ali...
    Reciclar trabalho na faculdade é uma coisa, mas da faculdade pro blog... é apelação!

    ResponderExcluir
  2. ushauhsuahs na boa, eu tô aprendendo muito com vcs (jornalistas)
    Esse ano vou reciclar muito meus trabalhos. *.*

    Hei, esse museu eh loosho e essa rase me fez divagar: "O principal objetivo ai é gerar discussões com uma visão artística do mundo do perfume, levando o visitante a um passeio não apenas olfativo, mas multisensorial."

    ps: obrigada por salvar garrafas termicas

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails