domingo, 8 de fevereiro de 2009

Soa Como Verão

Estava fazendo a minha leitura diária dos blogs que eu acompanho quando me deparei com um post muito legal.
Se vocês andam assistindo/lendo jornais esses dias, já descobriram que está fazendo um frio do capeta na Europa, os transportes públicos estão (totalmente) confusos e as crianças estão radiantes porque suas aulas foram canceladas.
Bem, tudo isso para falar que o post do blog foi inspirado na neve, mais especificamente em músicas que combinam com a neve! Achei sensacional e já tinha mais uma lista de músicas para adicionar e criar um post-de-músicas-sobre-a-neve-para-chamar-de-meu. Ai, me dei conta que isso não daria certo porque está fazendo um calor africano aqui no Brasil. Ninguém (que não seja eu) se interessaria por músicas sobre neve.
Quem não tem cão caça com gato. Adoro expressões de vovó. Portanto, não vou falar de músicas, mas de álbuns e não vou falar de neve, mas de praia e calor.
Muito mais apropriado, certo? Mesmo que as aulas já tenham começado – um minuto de silêncio, por favor - ainda temos os finais de semana.


O primeiro álbum é So Much For The City, o trabalho de estréia da banda irlandesa The Thrills. Apesar da Irlanda ser uma ilha, ela não é exatamente conhecida por suas belas e calorosas praias. Por isso, The Thrills não buscou inspiração em sua terra natal, mas em um lugar cujas praias são muito mais famosas, a Califórnia. Para isso, eles passaram um verão inteiro em Santa Cruz. Eles realmente fizeram a lição de casa e fazem com que você se sinta à beira do Oceano Pacífico.

Suas músicas são calminhas e ideais para se escutar quando você está como um jacaré em baixo do sol, perto de uma praia ou de uma piscina. Falo isso por experiência própria, apesar da minha ausência de melanina. A voz do vocalista, Conor Deasy, é quase sussurrada de vez em quando e combina perfeitamente com a participação do piano na grande maioria das músicas.
Suas letras falam de sol, espreguiçadeiras, e lugares como Big Sur, Santa Cruz, Hollywood e San Diego e nos dão vontade de não fazer nada.

Os irlandeses conseguiram capturar tão bem a vida californiana que acabaram na trilha sonora da mais californiana das séries, The OC. Eles até fizeram uma ponta e se apresentaram em um episódio da segunda temporada do programa.

Escute: Big Sur, Deckchairs and Cigarettes e Don’t Steal Our Sun.

O segundo álbum ideal para apreciar junto com uma água de coco é Warmer Corners, também conhecido como o nono disco da banda australiana The Lucksmiths. O quarteto, apesar de pouco conhecido, é considerado influente não só na cena australiana, como na mundial. Apesar de rótulos como o de indie-pop e até o de retro-pop (?), eles se consideram como uma banda de pop e produzem o melhor tipo de pop que você pode encontrar por ai, eu garanto.
Vivendo em Melbourne, eles não precisaram sair de casa como The Thrills para conseguir capturar a atmosfera morna e relaxante das praias.

O sotaque australiano do vocalista Tali Hall combina perfeitamente com as melodias simples e as canções bem escritas da banda. Suas letras são seu forte, pois misturam ironias, metáforas criativas e descrições para falar do tema favorito de qualquer músico: relacionamentos. Suas rimas, muitas vezes simples, são encantadoras.

Escute: Great Lengths, Fiction e Sunlight In A Jar (a mais bela e menos idiota música de amor que você vai escutar).

Espero que vocês gostem das dicas e ainda ganhem um bronzeado em minha homenagem.

Ps: Escolher músicas do The Lucksmiths é uma tarefa muito, muito difícil, pois todas devem ser ouvidas.

4 comentários:

  1. The Thrills é triste. Eu vi um CD lindo deles pra comprar na Livraria Cultura e tava mais de 60 reais ¬¬ era o álbum Teenager

    The Lucksmiths é bonitinha A__A eu gostei da Sunlight In A Jar aheiuhae

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de músicas para neve e coisa e tals....eu odeio sol, praia, calor e gente feliz que tem dinheiro para aproveitar o sol, calor da praia e ser feliz...

    ouvi todas as músicas...

    ResponderExcluir
  3. aaai mais você é tãão jornalista 8-8
    você viu que vai ter curso de crítica musical da cult? :3

    ResponderExcluir
  4. Eu realmente detesto o calor,sabe?Detesto mesmo.Mas só quando faz calor,porque quando faz frio,eu quero calor.E assim eu sigo.Eu nem gosto muito de praias e meu sonho não é a Califórnia,porque eu simplesmente detesto areia.Mas sabe, agora acho que vou criar coragem pra escutar as bandas que você citou.Eu morro de preguiça,mesmo que seus nomes pulem na minha vista como pop-ups.

    Ah,considere a idéia de ainda fazer um post de músicas inspiradas na neve,POR FAVOR?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails