quarta-feira, 1 de abril de 2009

O maior mentiroso do mundo

O dia primeiro de abril já está quase no fim, você já caiu (ou não) em mols de brincadeirinhas, já queimou os neurônios pensando em uma mentira sensacional que ninguém acreditou (ou não) e já viu que tem gente mais preocupada com os líderes mundiais em Londres do que com esse dia que é praticamente um feriado mundial!
Já falei bastante dos protestos, agora é hora de falar da mentira e a melhor pessoa para exemplificar a palavra “mentira” é Jayson Blair.
Esse jornalista, na época com apenas vinte e sete anos, tinha o emprego dos sonhos de muita gente. Ele trabalhava no New York Times e em quatro anos escreveu mais de seiscentos artigos e conquistou promoções.
Durante esses quatro anos, seiscentos artigos e promoções, o Jayson Blair se tornou o que eu considero o maior mentiroso do mundo.

Aparentemente, quando Blair estava na Universidade do Maryland, ele cabulou todas as aulas de Jornalismo Básico e Ética. Seus artigos misturavam fatos com ficção, ou eram inventados por inteiro, ou eram até plágios de histórias de outros repórteres.
Esse “jornalismo alternativo” só foi desmascarado em maio de 2003, quando o jornalista pediu demissão do New York Times, após ter sido descoberto que uma reportagem sua era, na realidade, a cópia da de uma jornalista do San Antonio Express-News.
O New York Times montou um time para investigar todos os artigos de seu ex-funcionário e finalmente descobriu que Blair estava mais para autor de ficção do que para jornalista.
O maior mentiroso do mundo Jayson Blair aproveitou para escrever um livro chamado Burning Down My Masters' House: My Life at the New York Time, sem tradução para o português.

E você ainda estava se achando todo esperto por ter enganado a sua mãe no primeiro de abril, em?

3 comentários:

  1. Ja postei a reportagem no meu blog. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, adorei. Fazer o Jayson Blair nos trabalhos da Cásper é o que foi, há e sempre será.

    Como diria o sábio Xo:
    "Nome do pai da boliviana? Ah, bota ai... Pablo Conejo..."
    (eu juro que demorei um tempo pra entender... Ainda bem que não coloquei, imagina se a Sandra saca?!)

    ResponderExcluir
  3. hauhauahuahua /morri
    pablo conejo. neti ia chorar de emoção.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails