segunda-feira, 23 de março de 2009

SXSW 2009


Ontem, dia 22 de março, foi o último dia do SXSW, também conhecido como South by Southwest, também conhecido como um festival multimídia que junta música, cinema e interatividade.
É claro que eu vou falar sobre a parte musical desse evento que acontece todas as primaveras dede 1987 em Austin, Texas.
Durante uma semana do ano, Austin é tomada por milhares de bandas de todas as esquinas do planeta; suas ruas ficam saturadas de turistas em busca de novos sons que garantem um impacto de 110 milhões de dólares na economia local.
Escolhi quatro das mais de 1800 atrações do SXSW 2009 para mostrar para vocês.
Devido à crise, o número de bandas americanas no SXSW 2009 foi maior do que dos anos anteriores. 3OH!3 (se pronuncia “three oh three”) é uma delas. Direto de Boulder, Colorado, Sean Foreman e Nathaniel Motte são os responsáveis pela mistura de rock, eletrônica e hip hop que conquistou até Katy Perry. A dupla abre os shows da cantora com músicas de letras divertidas, com a quantidade ideal de palavrões, depravação (é “gangsta”, afinal) e humor (eles zoam os “gangsta” de verdade, aqueles com mulheres gostosas e coisas brilhantes no pescoço). Seu primeiro álbum, 3OH!3, foi lançado independentemente e é mais marcado pelo hip hop do que por qualquer outro estilo musical. Want, o segundo cd da banda, foi lançado por uma gravadora grande e tem um pouco mais de música eletrônica do que o trabalho inicial da dupla.

Escute Don’t Trust Me * até sair sangue do seu ouvido. Sério.

A próxima banda também é americana, mas seu nome é japonês, Asobi Seksu, e significa algo como sexo por diversão, ou sexo casual. Segundo o Last.fm, o som da banda pode ser chamado de dream pop. Achei essa denominação muito apropriada, já que o vocal feminino da vocalista Yuki Chikudate deixa as músicas, muitas vezes com letras sem sentido algum e/ou em japonês, com essa cara surreal, de sonho mesmo.


Escute Nefi + Girly.

The Maine foi formada em Phoenix, Arizona há pouco tempo, em 2007, numa época em que a cena local estava dominada por bandas de screamo. Os membros da banda, no entanto, queriam se distanciar dos gritos e das melodias pesadas. Para eles, o som da banda deveria se parecer mais com as músicas alternativas que tocavam nas rádios na década de 90. Assim, misturando rock, indie e pop surgiu o som do The Maine! O título de seu primeiro álbum, Can’t Stop, Won’t Stop (“Não pode parar, não vai parar”) foi bem escolhido, já que se você o escuta uma vez, provavelmente só vai parar dali a algumas semanas.

Escute You Left Me até derreter.
A próxima banda será apenas citada, porque eu já falei bastante dela aqui. Não, não é McFly. É Forever The Sickest Kids, banda de Dallas, que tem a sonoridade bem parecida com The Maine. Você pode ler um post todo deles aqui.
*Esse não é o vídeo oficial de Don't Trust Me, mas é muito bom.

4 comentários:

  1. ps: ali, acho que vc quis dizer you left me, nao she left me. right? :)

    ResponderExcluir
  2. ja tinha visto esse post, mas nao tinha conseguido comentar.. sei lá pq

    eu adorei a musica da asobi seksu, mas odiei a don't trust me derret/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails