quarta-feira, 20 de maio de 2009

Francesinhas

The Teenagers está de malas prontas para embarcar para o Brasil; o MASP está exibindo uma exposição sobre o Realismo francês; o Museu da Língua Portuguesa inaugurou uma mostra sobre o idioma francofônico no Brasil... Definitivamente, é o ano da França no Brasil!
O Bowling for Cake não poderia ficar de fora.


Coralie Clément e Yelle têm algumas características em comum: as duas são cantoras, as duas têm exatamente 26 anos e, é claro, as duas são francesas. Contudo, as similaridades param por ai.

Coralie Clément começou a tocar violino com seis anos e cresceu em uma família de músicos. Seu pai era clarinetista e seu irmão é Benjamin Biolay, cantor, compositor e produtor. Foi ele quem percebeu o potencial da irmã, enquanto ela cantava despreocupadamente em casa. Benjamin não apenas produziu seu primeiro álbum, Salle des pas-perdus, como também escreveu e arranjou dez de suas doze faixas.


Sussurros de Coralie Clément.

O resultado lembrava nomes da música francesa dos anos 60 como Jane Birkin, mas a bonita voz de Coralie sussurrando canções calminhas bem compostas era a principal atração do álbum.

Após o lançamento do trabalho de estréia, Coralie foi para Nova York. A viagem não lhe garantiu apenas novas influências musicais, mas também um romance. Enquanto explorava a vida musical da Big Apple, a francesa conheceu Daniel Lorca, seu futuro namorado e baixista da banda Nada Surf.
Além de Nada Surf, bandas como Metric também fizeram o segundo álbum de Coralie soar mais roqueiro do que o anterior, mas sem perder o charme que a consagrou. Bye Bye Beauté é o melhor trabalho de Coralie.

Seu terceiro álbum, Toy Store, foi lançado em 2008, veio mais dançante e menos calminho que os anteriores. Mas calma! Não confunda dançante com nada ligado à música eletrônica. Toy Store é tão encantador quanto os álbuns que o precedem e ainda servem pour dancer!


Escute: Jeu Du Foulard; Bye Bye Beauté e Paris Dix Heures du Soir.
.
.
Yelle quer dizer “You enjoy life” (“Você aproveita a vida”) e foi o nome artístico que Julie Burdet, a nova musa da música pop eletrônica, escolheu ao divulgar suas músicas no MySpace.
A canção que iniciou sua carreira e a transformou em figurinha carimbada em qualquer pista de dança francesa que se preze foi Short Dick Cuizi. A música, que depois foi batizada de Je Veux Te Voir, zombava dos pequenos atributos (interprete como quiser) de Cuizinier, membro do grupo parisiense de hip hop TTC.

Yelle, a nova musa do pop eletrônico.

Yelle lançou Pop-Up, seu primeiro álbum, em 2007. Nele, ela canta palavrões e fala de episódios escabrosos (interprete como quiser) e faz qualquer um que o escuta dançar.

Falando em dançar, Yelle é conhecida por ter inventado o seu próprio estilo de dança, que virou moda nos clubes de Paris. Ele se chama “Tecktonik” e mistura passos de break com poses de modelos fazem em ensaios fotográficos.

Já prevendo o ano da França no Brasil, Yelle passou por aqui ainda em 2008, quando tocou no Clube Glória de São Paulo.

Escute: Ce Jeu, A Cause des Garçons*, Amour Du Sol, Tristesse-Joie.

*Confira os ridículos passos do "tecktonik" nesse vídeo.

Mais sobre música francesa?! AQUI!

4 comentários:

  1. a yelle é mais bonita de cabelo curto :(

    ResponderExcluir
  2. Adoro música Francesa, eu escuto algumas de vez enquando e gosto de coisas da França tbm...
    Yelle seria bem pop se fizesse fama no EUA.
    E as músicas de Coralie são sussurradinhas, mas é bem legal né?

    ResponderExcluir
  3. o cabelo dessa coralie é tudo que eu preciso pra ser feliz :~

    ResponderExcluir
  4. Yelle é muito boa (interprete como quiser)!

    Descobri seu blog e já add no meu, alice!

    Beijo,

    Rapha

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails