quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Deep South

O sul dos Estados Unidos é conhecido pelo sotaque engraçado e o pensamento mais conservador de seus habitantes; pela música country; pelo passado escravocrata e, o pior de tudo, pelo antigo presidente americano George W. Bush.

Política e estereótipos à parte, a cultura do chamado Deep South (algo como Extremo Sul, que geralmente engloba os estados do Texas, Louisiana, Mississipi, Alabama, Georgia, Florida e Carolina do Sul ) é extremamente rica e diversa, além de ser bem diferente daquela do resto do país.
Musicalmente, a região não é apenas o berço do country e do jazz, mas também é onde o rock deu os seus primeiros passos junto com gente como Elvis Presley e Johnny Cash. Hoje em dia, o sul americano é a casa de um dos maiores festivais de arte do país, o SXSW, e de jovens (e também velhas) bandas que têm em comum o rock e, especialmente, o pop.


Uma delas se chama Cartel e vem diretamente de Conyers, Georgia. Cycles, seu terceiro álbum, chegou às lojas americanas ontem.

O Cartel é marcado pela sina do primeiro disco: Chroma, lançado em 2005, foi o seu melhor trabalho até agora. Aclamado pela crítica, também conquistou fãs e estabeleceu altos padrões para os cinco meninos de Conyers. As expectativas envolvendo a continuação de Chroma vieram por água abaixo quando Cartel, o álbum autointitulado, saiu em 2007. O disco foi gravado em 2007, durante uma espécie de reality show da MTV americana chamado Band in a Bubble. Como o nome já indica, a banda ficou presa por 20 dias em uma bolha de vidro vigiada por câmeras enquanto produzia o álbum. O resultado, é claro, foi desastroso.


A banda Cartel vem da Georgia.

Cycles limpa o nome do Cartel, e deve agradar os fãs do gênero, mas não consegue elevá-lo ao mesmo nível que tinha há 4 anos atrás. Um dos pontos altos do álbum é exatamente a canção que fala das origens sulistas da banda: Deep South. Apesar de não ser a primeira música que homenageia a região (o álbum Cartel trouxe a faixa Georgia), é certamente a melhor.


Escute Deep South e Georgia.

A próxima banda com sotaque caipira não poderia estar de fora, afinal foi quem inspirou o nome deste blog: Bowling For Soup é do Texas e está na ativa desde 1994. Com 8 álbuns inéditos e uma indicação ao Grammy, a carreira da banda de Wishita Falls já está consolidada.

Bowling for Soup é uma dos poucos grupos que ainda fazem um punk-pop feliz e descompromissado. As letras trazem grandes ensinamentos para a vida e dizem que tudo o que precisamos para sermos felizes são sorvetes e abraços. O reconhecimento veio em 2002, quando Girl All The Bad Guys Want (faixa do quarto álbum da banda, Drunk Enough To Dance) foi indicada ao Grammy de melhor performance pop de um grupo ou uma dupla.

Bowling For Soup é do Texas.



As referências ao Sul estão em músicas como All figured Out, que tem sonoridade claramente influenciada pela música country, e Ohio (Come Back To Texas). A letra dessa última conta a história de um texano abandonado pela namorada, que fugiu para o Ohio. A fuga o inspira a falar sobre tudo o que o Texas tem de legal. Além disso, o vocalista e guitarrista Jaret Reddick costuma tocar com uma guitarra estampada com a bandeira texana.

Escute All Figured Out e Ohio (Come Back to Texas)



O Deep South também é a casa de Forever the Sickest Kids (Texas), Disco Cutis (Texas), We The Kings (Flórida) e muitas outras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails